Nota do governo sobre ataque do Irã é repudiada por grupos judeus

Destaque

O Itamaraty não condenou o governo iraniano pelo ataque militar em Israel

Prédio do Itamaraty Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A nota do governo brasieiro sobre os ataques iranianos contra Israel não agradou entidades judaicas que se manifestaram lamentando o comunicado do Itamaraty que não condenou explicitamente o Irã pelo lançamento de centenas de drones e mísseis contra o território israelense.
O presidente da Conib (Confederação Israelita do Brasil), Claudio Lottenberg, assinou uma nota dizendo que a posição do governo é “mais uma vez frustrante”.
– A posição do governo brasileiro é mais uma vez frustrante. O mundo democrático e vários países do Oriente Médio se uniram a Israel em condenar e combater o ataque do Irã. Já a atual política externa do Brasil optou por se colocar ao lado da teocracia iraniana, desviando novamente de nossa linha diplomática histórica de condenar agressões desse tipo. Lamentável – diz Lottenberg.
O Instituto Brasil-Israel (IBI), por meio das redes sociais, também se manifestou contra a nota do Itamaraty. Segundo a entidade, “o governo brasileiro perdeu a oportunidade de condenar um ataque flagrante ilegal que pode elevar a instabilidade regional a níveis imprevisíveis”.

NOTA DO ITAMARATY
Em nota sobre o ataque neste sábado, o Palácio do Itamaraty manifestou “grave preocupação” com o cenário no Oriente Médio, entretanto, evitou condenar o Irã.

– O governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria. Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã – diz o comunicado.

PLENO.NEWS

 

 

Deixe uma resposta