Desemprego cresce e atinge 8,5 milhões de pessoas no Brasil

Destaque

É o segundo mês com alta na queda de empregos com carteira assinada

Carteira de Trabalho digital Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (28), a taxa de desemprego atingiu 7,8% em fevereiro deste ano, um aumento de 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, que registrou 7,5%. Este é o segundo mês consecutivo de alta no índice.

A população desocupada alcançou 8,5 milhões de pessoas, um aumento de 4,1% em comparação com o trimestre anterior (novembro de 2023), mas uma queda de 7,5% em relação ao mesmo período do ano anterior (fevereiro de 2023).
O número de empregados com carteira assinada no setor privado foi de 37,995 milhões no trimestre encerrado em fevereiro, um aumento de 0,7% em relação ao trimestre anterior.
Os empregados sem carteira assinada no setor privado totalizaram 13,3 milhões, com estabilidade estatística em relação ao trimestre anterior. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 2,6%, representando mais 331 mil pessoas.
O número de trabalhadores informais foi de 38,8 milhões, uma queda em relação aos 39,4 milhões do trimestre anterior, mas ainda acima dos 38,2 milhões de fevereiro de 2023.
A população ocupada, que totalizou 100,25 milhões de pessoas, manteve-se estável no trimestre, apesar de uma variação negativa de 258 mil pessoas, que não é estatisticamente significativa.

PLENO.NEWS

 

Deixe uma resposta