Tarcísio retira o nome de Che Guevara de assentamento do MST

Destaque

Novo nome será em homenagem a Irmã Dulce

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo Foto: Francisco Cepeda / Governo do Estado de SP

O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou a alteração do nome de um assentamento de reforma agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Mirante do Paranapanema, no oeste de São Paulo. O nome do assentamento, que foi estabelecido em 1991, era Che Guevara.

De acordo com publicação no Diário Oficial do estado, desta terça-feira (26), o novo nome será Projeto de Assentamento Irmã Dulce.
– Considerando ser de notório conhecimento que a sra. Maria Rita Sousa Brito Lopes Pontes, conhecida como Irmã Dulce, foi uma mulher que dedicou sua vida a obras de caridade, trabalhos sociais e assistência aos mais necessitados, sendo assim uma figura que tanto contribuiu com o país e foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz – justificou a portaria, assinada pelo diretor-executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Guilherme Piai.
– Antes o nome de um revolucionário cubano. Agora de uma santa brasileira que dedicou sua vida a obras de caridade – escreveu Piai em sua rede social.
O MST reagiu à mudança, a qual chamou de “arbitrária e antidemocrática”, e enalteceu o guerrilheiro cubano.
– Che Guevara é precursor de lutas socialistas e símbolo de organização de massas pela mudança da realidade de exploração sob a qual os mais pobres vivem. É com base nessas ideias que as famílias de trabalhadores e trabalhadoras sem terra possuem identificação política com o legado de Che Guevara, que inspirou a nomeação do assentamento logo e inspira a luta pela continuidade da melhores condições de vida no campo até os dias de hoje – escreveu o movimento em seu site.

PLENO.NEWS

 

Deixe uma resposta