A “SUPER EMBASA” E A VERDADE DA SUA ATUAÇÃO

Destaque

Consultando a Internet, vimos um comunicado deveras importante, da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – EMBASA, referente sua atuação no 1º semestre do corrente ano.

Trata-se, no papel, de uma empresa capaz “de causar inveja a tantas outras pelo Brasil afora, pela grandiosidade do seu desempenho, que bem poderia servir de exemplo a tantas outras” congêneres.

Basta dizer que no 1º semestre a EMBASA teve um faturamento líquido de 3 bilhões e oitocentos milhões de reais, em função do aumento constante de novas ligações.

Teve, então, um lucro de R$ 585 milhões, 640 mil reais, 27% ao resultado registrado em 30/06/2022.

Teve um aumento de 52% no consumo de energia elétrica e também já está inserida entre as empresas que se utilizam da Inteligência Artificial.

Diz o comunicado, ainda, que a empresa colhe frutos de uma gestão criteriosa de suas despesas, melhorando assim seu desempenho e consequente melhoria no atendimento aos seus clientes, que visam a sustentabilidade financeira, quanto ao social e ambiental, assegurou o presidente da Embasa, Leonardo Góes.

A concessionária assegura que vem aumentando os investimentos na melhoria e ampliação da infraestrutura de água e esgoto no Estado, visando alcançar a meta de atingir a 99% de acesso ao público de água potável e de 90% de acesso à rede coletora de esgotos. Para isso, nos últimos 12 meses foram investidos 984 milhões, sendo que 436,8 milhões milhões para garantir que mais pessoas tenham acesso a coleta e tratamento de esgoto.

Diz, ainda, que a Embasa já atingiu neste ano 99% de universalização dos serviços de água estabelecido pelo novo marco de saneamento dos municípios onde atua e que pretende investir 16,8 milhões para atingir 90,2% de cobertura até 2033, em sua área de atuação que integra 368 municípios e, que para chegar a esse índice será necessário implantar 2.265.155 novas instalações de esgoto nos próximos 10 anos.

A EMBASA é, então, muito aquém do que suas matérias pagas transmitem. Seu comunicado acima, que beira as raias de seguidos absurdos, jamais se coaduna com a realidade dos fatos. Em Barreiras, então, com o fiasco do fornecimento do precioso líquido – a água – põe muitas pessoas fazendo plantão até a madruga, isto se quiser armazenar um pouco de água para as necessidades mais prementes.

Mas, faltar com a verdade é uma prática costumeira de muitas empresas públicas, já habituadas à impunidade, que se valem de inverdades para ludibriar seus consumidores.

Pouco nos interessa explicações técnicas de valores expressivos, pois as reclamações quanto aos serviços da EMBASA, são constantes na grande maioria das cidades desta sofrida Bahia.

Itapuan Cunha

Editor

Deixe uma resposta