Grande empresa Suíça admite esquema de corrupção envolvendo a Petrobras por 10 anos

Destaque

A Trafigura, uma das principais comerciantes de commodities do mundo, admitiu envolvimento em um esquema de corrupção que implicou autoridades brasileiras e a estatal Petrobras, conforme divulgado pelo Departamento de Justiça dos EUA. A atividade ilícita, que se estendeu por mais de dez anos, envolveu o pagamento de subornos a funcionários do governo brasileiro de 2003 a 2014 para assegurar contratos com a Petrobras. Durante os períodos mencionados, a Petrobras estava sob a gestão de nomeados pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
Para resolver as investigações do órgão americano, a Trafigura concordou em pagar uma multa de 126 milhões de dólares.
Nicole Argentieri, chefe da divisão criminal do Departamento de Justiça, destacou que a confissão de culpa sublinha a seriedade das consequências para empresas que se envolvem em suborno e violam princípios jurídicos. Ela reiterou o compromisso do departamento em combater a corrupção e punir os infratores.
Segundo as acusações, a Trafigura teria lucrado aproximadamente 61 milhões de dólares com o esquema de corrupção global. A partir de 2009, a empresa teria acordado pagar subornos de até 0,20 dólares por barril de petróleo comercializado com a Petrobras.

TERRA BRASIL

Deixe uma resposta