Nova no Líder do governo no Senado, Teresa Leitão nunca despachou com Lula

Destaque

Senadora Teresa Leitão (PT-PE) é nova líder do governo de Lula (PT), no Senado. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

CLÁUDIO HUMBERTO

Sobra ceticismo na base apoiadora de Lula quanto a eventual sucesso de Teresa Leitão (PT-PE) como líder do governo no Senado. Desde que iniciou o terceiro mandato, Lula nunca recebeu a senadora pernambucana para um despacho privado. Nem o convite à senadora foi de forma presencial. O anúncio, muito menos. A assessoria de Lula só passou o informativo via rede social, enquanto o petista nem mesmo estava em Brasília. Teresa substitui Jaques Wagner (PT-BA) no posto.

Pressão baixa

Teresa não tem grande experiência no Senado, está em seu primeiro mandato e aliados sempre criticam a apatia da parlamentar.

Não estou

O desprezo de Lula não é exclusividade da pernambucana. O petista não despacha com senadores ou deputados desde o ano passado.

E só

Foram dois os senadores com mais despachos privados com Lula: Wagner e Rodrigo Pacheco (PSB), ex-presidente roda presa da Casa.

Rolo Master

Jaques Wagner estava na liderança desde o início do Lula 3, caiu após batida da polícia em operação contra falcatruas do Banco Master.

Cai número de celulares devolvidos após roub

Não vai muito além de factoide em ano eleitoral a segunda fase do tal “Celular Seguro”, programa que Lula diz coibir roubo e furto de aparelhos telefônicos. A última edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2025) mostra que foi na gestão de Jair Bolsonaro, em 2020, o ano com menor número de ocorrências de roubo e furto de celulares. Naquele ano, quando nem mesmo existia o tal programa, foram, ao todo 825.923 ocorrências. Em 2024, primeiro ano do “Celular Seguro”, 850.804 casos.

Menos devoluções

O anuário registra ainda queda de 8,9%, entre 2023 e 2024, no número de aparelhos recuperados e devolvidos aos donos.

Nada resolve

O estado com pior relação entre aparelhos roubados x aparelhos devolvidos é o Pará, que tem programa de recuperação de smartphone.

Fluxo do crime

A compra de aparelhos furtados pelo brasileiro comum é o fim do ciclo do crime, que antes usa para extorsões, revenda de peças e exportação.

Poder sem Pudor

Era uma vez Pió

Campina Grande (PB) também vivia sob a lei marcial da Revolução de 1932 quando certa madrugada o vereador Zé Pió retornava de uma farra, em pleno blecaute, e foi interceptado por um sentinela: “Alto lá!”. Zé Pió não percebeu que a advertência era para ele e continuou a andar, tateando a escuridão. O milico engatilhou o fuzil: “Quem vem lá? Fale ou leva fogo!”. Gritou o vereador: “É Pió! Não atira que é Pió!”. Pior para ele. O soldado achou que era uma provocação e mandou bala.

Bumbo

O governo Lula (PT) fez alarde para anunciar que o Sistema Único de Saúde começou a “distribuir canetas emagrecedoras”. Na verdade, é um estudo limitado a 250 pacientes, todos com obesidade mórbida ou grave.

Sem padrão

Raio-X do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mapeou estados com iniciativas para recuperar celulares roubados ou furtados: 13 estados têm programas; seis têm programas isolados e outros oito não têm nada.

O governador de Santa Catarina Jorginho Mello (PL) chamou Lula de picareta e o desmentiu sobre ter recusado R$24 bilhões para obras, “onde estão esses R$24 bilhões? Eu saio daqui agora e vou pra Brasília”.

Frase do dia

“Nenhum homem é maior que a Justiça”

Hélio Lopes (PL-RJ) sobre chance de Alexandre de Moraes ter atos analisados fora do Brasil

Já tem tempo

Liquidada pelo Banco Central, a Sefer Investimentos foi alvo da Operação Fundos Fake, deflagrada em 2020 pela Polícia Federal, que investigou também o Banco Máxima, nome anterior do… Banco Master.

Puxa a ficha

Com R$430 milhões a receber, a Sefer Investimentos também era uma das principais credoras do Grupo Fictor, aquele que tentou comprar o Banco Master e acabou pedindo recuperação judicial no início do ano.

Endireitou

Nos EUA, 13 democratas liderados pelo deputado Tom Suozzi romperam com os socialistas do partido e assinaram o compromisso “Promessa à América”, apoiando fronteiras fortes, capitalismo e patriotismo.

Candidaturas fake

O deputado Rodrigo Valadares (PL-SE) acusa a esquerda de usar estratégia suja na eleição: “promover falsas candidaturas de direita para minar quem realmente tem compromisso de combater o sistema”.

Pensando bem…

…tem líder sem despacho e teve líder despachado.

DIÁRIO DO PODER

  • Compartilhe:
 

Deixe uma resposta