A épica virada por 2 a 1 diante do Vasco, no último sábado (10), no Barradão, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, serviu como uma espécie de presente antecipado para o Vitória, que completa 126 anos nesta terça-feira (13).
Fundado em 13 de maio de 1899, o Rubro-Negro vive processo de reconstrução desde a queda para Série C em 2021. Após viver um dos piores momentos da sua história, o Leão comemorou o seu primeiro título nacional em 2023, com o Campeonato Brasileiro da Série B, voltou a ser campeão baiano em 2024 e retornou ao cenário internacional em 2025, disputando a Copa Sul-Americana.
A rica história rubro-negra começou no bairro do Corredor da Vitória, após reunião dos irmãos Arthur e Arthêmio Valente. Inicialmente batizado como Club de Cricket Victória, o futebol foi adotado em 1902, com outros esportes como natação, atletismo e remo.
Clube mais antigo do Nordeste e primeiro a ser fundado apenas por brasileiros, o Vitória, além da Série B de 2023, tem entre suas principais conquistas 30 títulos Campeonato Baianos e quatro taças Copas do Nordeste, em 1997, 1999, 2003 e 2010. O Leão ainda conta o Torneio José Américo de Almeida Filho, vencido em 1976, como mais um título regional, porém sem reconhecimento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Entre outras campanhas históricas do Leão, destaca-se o vice-campeonato brasileiro de 1993 e o vice da Copa do Brasil de 2010, o terceiro lugar em 1999 e o quinto lugar de 2013, no Campeonato Brasileiro.
Na galeria dos seus maiores ídolos, o Rubro-Negro conta com nomes como Ramon Menezes, André Catimba, Mário Sérgio, Ricky, Petkovic, Viáfara, Neto Baiano, Vanderson, Osni, entre outros grandes jogadores. Além de títulos, a “Fábrica de Talentos”, como é conhecida a divisão de base rubro-negra, revelou nomes relevantes para o futebol mundial como Bebeto, Dida, Vampeta, Júnior Nagata, David Luiz, Hulk, Fábio Costa, Rodrigo Chagas, Gabriel Paulista, Elkeson etc.
BARRADÃO MARCO HISTÓRICO
Uma das mudanças de chave na história do Vitória foi o surgimento do Estádio Manoel Barradas, o Barradão. Após inauguração do estádio em 1986, o Leão venceu 23 dos seus 30 títulos baianos, além das quatro Copas do Nordeste e a Série B do Campeonato Brasileiro.
O estádio, localizado no bairro de Canabrava, foi construído onde ficava o aterro sanitário da cidade e hoje faz parte do complexo esportivo Benedito Dourado da Luz, que conta com seis campos do Centro de Treinamento Manoel Pontes Tanajura, a Academia do Leão e duas concentrações: a de futebol profissional, Vidigal Guimarães, e a de futebol amador, Raimundo Rocha Pires.
SAF E FUTURO
No fim de 2024, o Vitória iniciou o processo para implementar o modelo de SAF (Sociedade Anônima do Futebol). O Leão firmou parceria com a CSMV Advogados, especialista em SAFs e representada por André Sica, que apresentou um cronograma para desenvolvimento do projeto.
“Eu sempre disse que não havia motivo para um time na Série C virar SAF. Isso só beneficia quem comprasse a agremiação, que ia comprar barato, chegaria na Série A como chegou e ganharia quem fez o investimento na Série C. Sempre fui contra SAF na Série C e na Série B. Eu sou a favor de debater a SAF. Hoje o Vitória é uma instituição respeitada e temos que ter cuidado porque deu muito trabalho para chegar até aqui”, disse Fábio Mota, presidente do Vitória.
TEMPORADA 2025
Em 2025, o Vitória já está classificado para as quartas de final da Copa do Nordeste, porém amargou a eliminação na Copa do Brasil após derrota para o Náutico, no Barradão, na 2ª fase da competição. Além disso, outro resultado lamentado pela torcida rubro-negra foi a derrota na final do Campeonato Baiano diante do Bahia, em março.
Na Sul-Americana, torneio que o Rubro-Negro voltou a jogar após nove anos, a equipe ocupa o 3ª lugar do Grupo B. Após quatro rodadas, o Leão soma três pontos, um a menos que o Cerro Largo, segundo colocado e adversário desta quarta-feira (14), no Estádio Centenário, às 21h30, no Uruguai.
Na Série A, após oito rodadas, o time comandado pelo técnico Thiago Carpini está na 14ª colocação e soma nove pontos, dois a mais que o Vasco, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. O próximo desafio rubro-negro no Brasileirão será o clássico diante do Bahia, neste domingo (19), às 16h, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova.
BAHIA NOTÍCIAS