A senadora Eudócia Caldas (PL-AL) comemorou o que considera um avanço histórico no combate ao câncer: a aprovação, pelo Reino Unido, de uma nova vacina terapêutica contra a doença.
A parlamentar informou nesta terça-feira (20) que a vacina será disponibilizada pelo sistema público, administrada por via subcutânea, com aplicação que leva apenas cinco minutos. Antes, segundo ela, esse mesmo tratamento levava uma hora para ser realizado.
“Essa inovação está sendo oferecida gratuitamente a pacientes com 15 tipos diferentes de câncer, incluindo pulmão, mama, rim, esôfago, intestino, bexiga, pele e também outros tumores de cabeça e pescoço”, informou Eudócia Caldas.
A senadora considera a medida terapêutica “mais um exemplo do poder da ciência, aliada à saúde pública, para salvar vidas”. E garante que trabalhará fortemente para que o tratamento também seja assegurado no Brasil.
“No Senado, sigo firme no compromisso de apoiar a pesquisa e trazer essas soluções para o nosso SUS. A revolução no tratamento do câncer já começou e nós vamos lutar para que ela chegue a todos os brasileiros e brasileiras”, afirmou.