Nesta terça-feira (29), a Secretaria de Saúde de Barreiras, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) da Macrorregião Oeste promoveu uma mobilização na Praça Castro Alves como parte da campanha Abril Verde. A ação integra as atividades de conscientização sobre a saúde e segurança no ambiente de trabalho, chamando atenção para os riscos ocupacionais e o papel da prevenção.
Durante a ação, equipes orientaram a população sobre direitos trabalhistas relacionados à saúde, formas de prevenção de acidentes e as atribuições do CEREST, que atua regionalmente em 15 municípios do oeste baiano.
O coordenador da unidade, Uillame Queiroz, destacou que o serviço se baseia nos atendimentos espontâneos ou encaminhados pelas empresas, sendo a principal fonte de dados para mapear os acidentes de trabalho na região. “O CEREST acolhe o trabalhador e, a partir desses atendimentos, conseguimos estabelecer estatísticas que revelam o cenário de acidentes, desde os mais leves aos mais graves. Esses números ajudam a nortear ações de prevenção e fiscalização”, explicou.
A iniciativa, conforme o coordenador, reforça o compromisso da Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde com a proteção dos trabalhadores e com a promoção de ambientes laborais mais seguros e saudáveis. Uillame ressaltou ainda a importância do mês de abril, período em que se intensificam as ações de alerta.
“Estamos no Abril Verde, especialmente neste 29 de abril, quando nacionalmente é discutida esta temática que marca uma mobilização nacional pela saúde e segurança do trabalhador. É um momento em que reforçamos a importância da denúncia, do cuidado e da busca por informações. Quem tiver dúvidas ou denúncias pode procurar o CEREST ou até mesmo fazer a denúncia de forma anônima junto ao Ministério Público, que nos encaminha para investigação”, afirmou.