Popularidade baixa: Escândalo no INSS afeta imagem do presidente Lula

Destaque

Popularidade baixa: Escândalo no INSS afeta imagem do presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta uma nova baixa na popularidade. O levantamento, obtido por setores do governo federal, revela que a avaliação negativa de Lula voltou a superar a positiva. Após o escândalo envolvendo fraudes nos descontos de benefícios do INSS a aprovação do governo voltar a cair em maio.

Segundo essas sondagens, o governo havia conseguido reverter a tendência de queda em abril, com o índice de avaliação “bom ou ótimo” ultrapassando o de “ruim ou péssimo”. A reação foi interrompida com a revelação dos descontos indevidos, que geraram forte repercussão e desgastaram a imagem do presidente.

A curva que vinha se abrindo em favor do governo voltou a cair de novo e com força. A expectativa é que a nova rodada de pesquisas de institutos como Datafolha, Quaest e Ipec confirme a reversão da tendência positiva registrada em abril.

A queda captada pelas sondagens internas provocou apreensão entre aliados do Planalto. Um parlamentar aliado chegou a afirmar que “o INSS pode derrotar o governo de vez”. Apesar do clima de tensão, estrategistas da comunicação presidencial mantêm certo otimismo e apostam na força da máquina pública como trunfo para Lula até 2026.

Eles lembram que, com exceção de Jair Bolsonaro (PL), todos os presidentes que tentaram a reeleição no cargo desde 1998 — Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula e Dilma Rousseff (PT) — foram bem-sucedidos. Ainda assim, os analistas reconhecem que o impacto do escândalo do INSS precisa ser contido com rapidez para que o presidente recupere a confiança da população.

A TARDE

Deixe uma resposta